segunda-feira, 13 de junho de 2011

BENEFICIOS DA BETERRABA

Propriedades e benefícios da beterraba
BETERRABA

A beterraba é muito rica em vitaminas A, do Complexo B e vitamina C (que só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua) e, em sais minerais, como Sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos, Potássio, necessário para a atividade muscular normal, Zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais, e Magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas.
É recomendada para anémicos por sua riqueza em Ferro, para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e aqueles que tem problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. As pessoas com dentes fracos, atacadas de piorréia, devem fazer uso do suco de beterraba pelo menos três vezes por semana.
A beterraba também é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado, enquanto que suas folhas em forma de cataplasma, com um pouco de gordura, são empregadas como refrescantes nas feridas da pele e inflamações em geral.
Para aqueles que sofrem de pedras na bexiga, um remédio eficaz é ferver uma beterraba e tomar seu caldo três vezes ao dia. O suco de beterraba, por sua vez, é tónico, refrescante e diurético, e combate a litíase renal, descongestionando as vias urinárias.
Quando for comprar, escolha beterrabas de cor bem concentrada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco. Ao cozinhar essa raiz, deixe 3cm de talo e não corte sua parte terminal. Esses cuidados evitam que a beterraba perca líquidos durante o cozimento, o que acentua seu sabor e a deixe com cor mais concentrada.
Pode ser consumida de diversas maneiras: temperada com suco de laranja, que lhe dá um sabor diferente, deixando-a mais gostosa; pode ser frita, como batatas; batidas no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos.

Nutrientes da beterraba:

potássio
fósforo
ferro
silício
sódio
cloro
zinco
manganês
vitamina A, C e B
betacaroteno
fitoquímico bioflavonóide antocianina
antioxidantes

Benefícios da beterraba:

1-manutenção dos tecidos cerebrais
2-ajuda na construção óssea
3-regula as funções musculares e nervosas.
4-tem efeito laxante
5-ajuda para combater problemas ao nível do baço e do fígado
6-diurético
7-ajuda o descongestionamento das vias urinárias.

Cem gramas de beterraba fornecem 42 calorias e igual quantidade de folhas desta hortaliça fornecem 38 calorias.

Dica é o suco de beterraba, cenoura e laranja, fica uma delicia e é muito saudável.

Seguidores

Postagens populares

Prestação de Serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"